sábado, 22 de janeiro de 2011

Para o melhor amigo do mundo


Poxa gente eu quero falar de um cara muito especial pra mim.

Um grande homem. Um grande amigo.

O nome dele?

LAZARO TAKEO RAMOR MAE

Ele chegou na minha vida numa das melhores fases dela. No ano de 2007, eu estava na 8ª série (9º ano) e ele ia me dar aula de quimica.

É gente! Esse cara aqui era meu professor e foi durante 3 anos... E foram anos decisivos na minha vida! Mesmo não tendo a melhor impressão dele na primeira vez que o vi. Olha só como foi:
"Era um dos primeiros dias de aula da 8ª. Todo mundo ansioso e empolgado por ser começo de ano. E, como em toda escola normal, os alunos estavam bagunçando e muito na sala. O Lazaro entrou, colocou os materiais dele na mesa do professor, sentou e ninguem tinha notado a presença dele (quer dizer, notado tinha, mas o povo fez questão de ignorar. Logico, o cara era mó esquesito, tinha o cabelão e parecia ser timido pra caramba). De repente o cara levantou e ficou num sei quanto tempo em pé esperando o povo se tocar pra ele poder falar. Eu sei q esse homem esperou um tempão. Ae quando ele cansou de esperar simplesmente começou a falar super-baixo e ninguem tava ouvindo nada. Foi aí que o povo se tocou e fez silencio. Ele começou a falar 'olha, todas as vezes que vocês estiverem bagunçando eu vou simplesmente falar nessa altura e quanto mais vocês falarem, mais baixo meu tom de voz vai ficar...'. E foi falando como iam ser os metodos de aula dele e tudo mais."

Eu pensei "Pow, ele tá certo, ficou um tempão esperando ali na frente que nem um palhaço e pelo menos num vai ficar gritando que nem os outros professores...". Mas sei que miuta gente deve ter pensado "Que cara chato!".

Mas vocês acham que isso foi tudo? Se enganam!
"Foi a primeira matéria que ele ia passar no quadro. Tava todo mundo naquela de 'como será a letra do novo professor esquisitão?'. De repente o cara fez um quadrinho no quadro e colocou a maioria dos sinais de pontuação e de acentuação, virou pra gente e falou 'Olha, isso aqui pra quem não entendeu são os sinais de pontuação e os acentos. Eu num me dou muito bem com eles, então que coloquei eles aqui, porque se eu esquecer, eles vão estar aqui e vocês se virem...'. E virou as costas e começou a copiar. Todo mindo ficou se olhando com cara de tacho e começou a rir. Isso sem contar com os caractéres japoneses que ele estava colocando no quadro. Sim, porque aquilo num era letra..."

Tipo, vocês estão vendo que o cara fez de tudo pra causar a "melhor" primeira impressão... (rs). Todo mundo tinha tudo pra achar esse cara um chato de galocha. Pra piorar a situação, o cara todos os dias prendia a gente no fim da aula pra dar sermão na gente...

Agora, o cara tinha tudo pra ser considerado o professor mais chato da escola, mas, para a surpresa de todos, ele foi escolhido o professor conselheiro da turma 8ª serie "A" (que era a minha turma) por votos dos alunos! Sem contar que ele virou um grande companheiro pra gente e, não só pra gente, mas pra toda a galera que o conhecia...

COMO?

Ele se doava a cada dia para nós, seus alunos. Se precisavamos de um amigo, lá estava ele. Se precisavamos de um ouvido que estivesse disposto a escutar os nossos desabafos, lá estavam os dele. Se precisavamos de um conselho, lá estava ele.

O Lazaro não foi um professor, ele foi um verdadeiro mestre! Ele não é um amigo e sim um amigão (o meu AMIGÃO)! Ele significa muito mais que um simples professor pra mim. Ele era o unico que via o que eu estava passando nos meus piores dias, que estava lá quando eu precisava. O unico que se dispôs a me ajudar, que estendeu a mão, que falou "EU ESTOU AQUI! PODE CONTAR COMIGO NO QUE VOCÊ PRECISAR!". Nunca vou me esquecer de quando eu comecei a passar pela fase mais turbulenta da minha vida e ele foi o primeiro a perceber. Ele me chamou pra conversar perguntou o que estava acontecendo comigo, eu contei parte do problema (tambem, ainda estava no começo) e ele me falou pra não ficar daquele jeito por que aquilo seria ruim pra mim e que estava lá se eu precisasse... Ah, quem dera... Se eu tivesse escutado ele, talvez hoje eu não estaria tão ferida e tão machucada.

Ele se mostrou preocupado com a minha situação. Todos os dias me perguntava como eu estava, se tinha melhorado, se eu estava precisando de algo ou se ele podia fazer alguma coisa pra me ajudar. Eu sempre falava que não. Aliás, eu não sabia o que ele podia fazer pra me ajudar (e acho que nem tinha como!). Foi ali, naqueles dias, naqueles olhares, naquelas perguntas, naquela preocupação, naquele apoio que ele me estava me dando que eu vi o quão importante eu era pro Lazaro e o quanto ele era importante pra mim. Ah, ele num sabe o quanto era bom (na verdade, ninguem sabe) me sentir importante pra alguem numa época onde eu havia perdido pessoas que amava (mal sabia eu que perderia ainda mais), numa época que eu me sentia invisivel (mal sabia eu que, literalmente, me tornaria isso), numa época que eu me sentia sozinha (mal sabia eu que um dia iria estar), numa época que eu sentia falsidade nas pessoas que estavam mais proximas (mal sabia eu que elas realmente eram falsas)... Ah, como ele marcou minha vida e a minha história, não só nessa época, mas antes deu me afundar num tunel de angustias.

Ele é o exemplo de como um professor deve ser. Ele é o exemplo de como um amigo tem que ser. Ele é o exemplo de como um ser humano tem que ser (com falhas, sim, mas disposto a melhorar). Ele (ainda não sabe) é o exemplo que eu sigo de como eu devo e quero ser!

Pena que hoje quase não temos mais contato. Mas, uma coisa é certa, ele vai ser o cara que marcou minha vida e provou para mim que o ditado "A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA" esta ERRADA! Eu sinto muito a falta dele!

E, esse cara tão especial fez aniversário essa semana e que não pude desejar-lhe um FELIZ ANIVERSÁRIO (e ainda não consigo me perdoar! rs)...

Então, simplificando tudo o que eu escrevi, eu quero desejar um EXCELENTE NOVO ANO DE VIDA PARA ESSE CARA TÃO ESPECIAL, TÃO QUERIDO E TÃO AMADO!!!

Peço, todos os dias, pra DEUS abençoar a vida desse cara, lhe proteger e lhe ajudar em tudo o que ele precise.

"Lazaro, você foi, é e sempre será importante pra mim. SEMPRE terá um lugar guardado no meu coração e na minha mente. Você foi o anjo que Deus mandou para minha vida pra cuidar de mim e me ajudar. Você é o cara mais especial que eu já pude conhecer e eu agradeço a Deus todos os momentos que passamos juntos. Todos os risos, todas as lagrimas, todos os abraços... (e por ai vai uma lista enorme de coisas... rs). EU TE AMO MUITO E SEMPRE VOU LEMBRAR DE VOCÊ COM UM CARINHO ESPECIAL E SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE COMO MEU AMIGÃO!!!!"

Para LAZARO TAKEO RAMOR MAE o melhor amigo do mundo!!!!

2 comentários: