sábado, 17 de setembro de 2011

Minha visão do Salmo 1.1


"Bem aventurado é o homem que não anda nos concelhos do ímpio. Nem se detêm no caminho dos pecadores. Nem se assenta na roda de escarnecedores..."

Muita gente conhece esse versículo...

Mas eu fico me perguntando: QUAL SERÁ A INTERPRETAÇÃO CORRETA PARA ESSE VERSÍCULO.

Bem, eu tenho uma visão dele e quero compartilha-la com vocês.

Mas antes eu vou mostrar o que muita gente vê quando lê esse versículo.

1. Você não pode ter pessoas que não são evangélicas do seu lado ou no seu convívio.
2. Você só pode se relacionar com quem é crente.
3. Você não pode ter pessoas não cristãs na sua lista de amigos.

E tem muitos outros. Mas resumindo EVITE PESSOAS NÃO CRENTES.

Ok... Mas vamos pensar um pouquinho.

1. No mundo não existe apenas pessoas cristãs.
2. Em algum momento, nem que seja pra perguntar a hora, você vai falar com alguém que não é crente.
3. Uma hora você vai precisar de alguém não crente (ele pode ser seu chefe ou coisa do tipo).

Ou seja, é IMPOSSÍVEL você não ter alguém não cristão do seu lado. Se você conseguiu esse proeza, por favor me fala, porque eu quero aprender contigo!

Agora sim vem o problema: eu tenho uma ordem falando que eu não posso me relacionar com pessoas não cristãs, mas isso é impossível. ENTÃO, COMO EU FAÇO?

DICA: inventa uma nova forma de viver, queridão... Porque se você for viver em sociedade, você vai se deparar com essa situação.

Mas, será que o que DEUS quer dizer nesse versículo é isso? VOCÊ NÃO PODE SE RELACIONAR COM PESSOAS NÃO CRISTÃS?

Eu estava pensando sobre isso hoje e me veio a seguinte resposta: tudo é uma simples questão de interpretação (se eu estiver errada, por favor, me corrijam)...

Então, vamos analisar o texto:

1º - Vamos pegar as palavras chave e pegas seu significado:
Andar = Dar passos, caminhar, mover-se, proceder, agir, funcionar.
Deter = Fazer parar, não deixar ir conservar em seu poder, prender temporariamente
Assentar = Fazer alguém tomar assento
2º - Agora vamos ver as frases levando em conta o significado dessas palavras:
Não anda nos concelhos do ímpio = Não AGE como os ímpios.
Nem se detêm no caminho dos pecadores = Não se PRENDE no caminho deles.
Nem se assenta na roda de escarnecedores = Não se SENTA com zombadores.

Ótimo, fizemos uma pequena interpretação do texto. Agora, vou dar exemplos de situações que essas frases nos dão:

1º - Não anda no concelho dos ímpios = Não AGE como os ímpios
Você foi na padaria e o caixa te deu troco a mais. Um ímpio (SEM GENERALIZAÇÃO OK?!) pegaria o dinheiro do troco e não devolveria. Um cristão (SEM GENERALIZAÇÃO) iria lá e devolveria. Ou seja, um cristão tem que AGIR diferente... O ANDAR nesse caso se refere a isso.

2º - Nem se detêm no caminho dos pecadores = Não se PRENDE no caminho dos pecadores:
Ta acontecendo uma festa perto da sua casa e nessa festa tem de tudo, bebidas, bagunça, farra e etcs. Mas nesse dia você tem culto. Ai você deixa de ir ao culto para ir na festa e ainda por cima bebe e dança rebolando até o chão nessa festa... Você está se detendo no caminho dos pecadores.
Outro exemplo. Vai ter uma festa na empresa que você trabalha. O pessoal te convida. E ai? Você pode ir? RESPOSTA: SIM, você pode ir. Mas ai é que ta o POREM de toda essa situação. Você vai ter que mostrar para as pessoas que você é diferente. Se tem bebida, você não bebe. O povo ta dançando até o chão e você ta na boa, sentadinho no canto. Com isso, você não está se prendendo no caminho dos pecadores.

3º - Nem se assenta na roda de escarnecedores = Não se SENTA com zombadores.
Você tem um amigo que é muito palhaço. Adora brincar com tudo e com todos. Um certo dia ele chega em você e conta uma piadinha sobre crente, ou sobre DEUS... Você tem duas escolhas: Rir ou falar pra ele que não teve graça. Se você rir, vai mostrar que você concorda e apoia ele, ou seja, você vai estar sentando com zombadores. Se você dá um chega pra lá nele e explicar o porque disso, ele nunca mais vai chegar e contar piadinhas desse tipo pra você. Você vai estar demonstrando um caráter cristão.

Bem, o que eu quis dizer com isso tudo?

Você pode ter amigos não cristãos? SIM

Pode conversar e ter relacionamentos com não cristãos? SIM

Mas você precisa saber MEDIR até onde isso vai...

Você precisa ter consciência que quem tem q influenciar ali é você e não o seu amigo!

ENTÃO... PARE E PENSE NO QUE EU ACABEI DE DIZER... E TOME MUITO CUIDADO COM SUAS ATITUDES. Lembre que não é apenas seu nome, mas o de JESUS também!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário