quinta-feira, 5 de abril de 2012

Será que vale a pena?


Oi gente... Que saudade que eu estava de escrever aqui pra vocês, mas estou totalmente sem tempo. Consegui uma folguinha agora e vim correndo pra cá com um texto sobre uma pergunta que muitos fazem para si o tempo todo:
"Será que vale a pena?"

Muita gente pergunta se muitas coisas valem a pena, como por exemplo:
"Será que vale a pena comprar uma casa?"
"Será que vale a pena trocar de carro?"
"Será que vale a pena seguir essa profissão?"
"Será que vale a pena fazer isso ou aquilo?"

Sempre nos perguntamos isso e, de tanto o fazer, nos acostumamos e não notamos o quão essa pergunta é complicada...

E eu parei pra pensar nela por causa de um grande amigo que acabou de sair de um grande conflito emocional e fiquei me perguntando se valeu a pena ele passar por tudo o que ele passou.

Bem, vou contar um pouco da história para que vocês entendam o porque isso me intrigou...
É o seguinte:

Nos conhecemos a pouco tempo numa viagem que fiz e ele me contou que a aproximadamente 4 anos ele gostava de uma garota e ela não dava bola pra ele. As vezes ela chegava dizendo que o amava, mas depois ele ficava sabendo que ela tinha ficado com outro garoto e tudo mais. As vezes (quase sempre) ela tratava ele mal sem que ele tivesse feito nada.

Ele estava louco de amores por ela. Rejeitava tudo e todas por ela. Não ficava com outras garotas mesmo que elas se jogassem em cima dele. Ele realmente se guardava para ela e por ela.

Se recusava a trata-la com frieza ou indelicadamente mesmo que tivesse todos os motivos do mundo e a amava com todas as forças (isso era visível nos olhos dele para qualquer um que quisesse ver).

Sempre meigo e carinhoso, tratava a todos bem. Era o "brother" dos meninos e um verdadeiro cavalheiro com as meninas.

Respeitador, engraçado e ao mesmo tempo tímido, quieto e muito, muito observador. Tinha sua própria maneira de ver, fazer e interpretar as coisas, por isso, raramente era influenciado.

Fofo e gentil, poderia ser considerado um "Lorde" ou até mesmo um príncipe por qualquer garota, menos aquela que ele queria.

Por ser assim, muitas vezes fora taxado como otário e bobo por muitos garotos que se achavam "os gostosos" e que, na verdade, deviam ter inveja dele.

Mas esse garoto sofreu muito por causa do desprezo daquela que ele amava. Ela não o notava nem se quer fazia questão de todos os sacrifícios que ele fazia por ela.

Todos a volta dele, inclusive eu, falavamos pra ele sair daquela porque não valia a pena.

Mas será mesmo que não vale a pena amar alguem? Será que não vale a pena não medir esforços pela pessoa amada? Será que não vale a pena se guardar e se deixar ser exclusivo apenas de uma pessoa? Será que não valia mesmo a pena?

Depois de muito sofrimento, muitas lagrimas e muitas feridas, esse garoto resolveu mudar... Se "rebelou" contra tudo e todas, disse que passaria a ser um cara frio, que jamais sofreria de novo por causa de alguma garota e que era hora de fazer outros sofrerem porque ele já havia sofrido demais.

Eu, de inicio, achei fantástica a ideia da mudança, parar de ser bobo e esquecer aquela garota. Mas, depois que conversamos, eu vi o monstro que ele queria se tornar e fiquei pensando:

Será que vale a pena mudar seu jeito de ser, de pensar e de agir por causa de uma pessoa? Será que vale a pena querer se vingar do mundo por conta de uma coisa que você sofreu por escolha sua? (Assim, porque foi escolha dele ficar 4 anos naquilo...)

E cheguei a conclusão de que NÃO!, não valeria a pena se modificar por conta de outra pessoa. Não vale a pena tornar-se outro por causa de uma circunstancia da vida...

O que esse meu amigo passou qualquer um vai passar ou já passou um dia. Seja isso em grandes proporções ou não. A dor foi a mesma, o motivo o mesmo e as feridas também. Mas esse é o preço por amar. É um pequeno fardo a ser carregado...

Vejam o exemplo de Deus. Ele mandou Seu Único Filho para nós e o que fizemos? O desprezamos, O maltratamos, O matamos e O esquecemos...

Agora veja, já pensou se Deus resolvesse se revoltar, se vingar e passasse a odiar a raça humana? O que seria de nós?

Mas não, Ele resolveu amar e perdoar e, sinceramente, isso não deve ter sido fácil. Quem já perdeu um filho ou alguem que ama por uma injustiça sabe a dor que é, a vontade de se vingar, a sede por justiça é imensa... Imagine o que Deus não sofreu vendo Seu Filho ali, morto, numa cruz...

Não dever ter sido fácil. Ainda mais porque mesmo Jesus morrendo ali, muita gente ainda O rejeita...

As vezes eu fico pensando quantas e quantas vezes Deus olha pra Terra e pergunta: "Será que valeu a pena?" E sabe qual resposta Ele ouve? "Sim, Pai, valeu a pena Eu ter morrido ali porque hoje eles são livres por causa do Nosso amor!"

Ah Deus! Se não fosse a Tua graça e misericórdia e Teu infinito amor o que seria de nós?

Que lição mais maravilhosa foi essa que Deus nos deu:
Perdoar independente do que tenham feito e que vale a pena qualquer sacrifício por amor...

Então, o que tenho a dizer a esse meu amigo é:
Não mude seu jeito por causa dela!
Seja você sempre...
Perdoe-a por mais que tenha sido grande a ferida...
E tire grandes lições dessa situação. Aprenda com ela a ser forte, não frio; a medir melhor suas escolhas não por aquilo que parece, mas sim pelo que realmente é (e eu sei que tem muito mais coisas que só você sabe e muito mais lições a serem tiradas dessa história)...

Bom, acho que disse tudo o que tinha pra dizer, agora é só esperar Deus trabalhar na vida dele e de qualquer um que tenha se visto nessa história!

Beijos e até a próxima...

=)